o Border Collie

Vamos abordar o border collie de um prisma um pouco diferente, não vamos falar sobre a história da raça ou como eles são inteligentes, ou sobre sua função de pastoreio.
Quero falar sobre como eles se comportam como cães de companhia, afinal é nosso propósito.

Primeiro, o filhote com 2 meses de idade (mínimo para ser liberado) demanda MUITA atenção… é uma criança inteligente com sede de aprender e descobrir coisas novas! Se você não suprir essa necessidade ele vai dar um jeito de ter experiências novas, com suas coisas, sua casa e pode até se machucar! Você vai se surpreender com a rapidez que eles resolvem “problemas” (tipo chegar em cima da mesa), como adoram ficar do seu lado e o principal… conseguem quase falar com os olhos!

Então esteja preparado para destinar grande parte do seu tempo livre para seu filhote ou terceirize essa função, oque acho uma pena porquê é a fase mais divertida e na qual eles mudam muito rápido tanto físicamente quanto comportamentalmente. 

Após essa fase quando eles começam a amadurecer e virar adultos, a necessidade de atenção a todo momento diminui… porém eles continuam tendo uma aptidão para exercícios maior do que a maioria das raças! Então apesar do border se adaptar num apartamento saindo 2 vezes por dia para passear… Tenha certeza que quanto mais agitada sua rotima melhor. Seja aprendendo truques, fazendo aulas de agility ou qualquer outro desafio mental/físico, afinal ele continua sendo um cão de trabalho!

Padrão Oficial

Padrão FCI No 297 28/10/2009

O Border faz parte do grupo dos cães pastores, essa classificação tem a ver com o propósito da criação da raça e é usada principalmente em exposições.
Bem proporcionado, de contorno suave demonstrando qualidade, graça e perfeito equilíbrio, combinados com substância suficiente para conferir uma impressão de resistência. Qualquer tendência à rusticidade ou debilidade é indesejável. Cor: A variedade de cores é permitida. O branco jamais deverá ser predominante.
Tronco ligeiramente mais longo que a altura nos ombros. Crânio e focinho são aproximadamente do mesmo comprimento. Machos: 53 cm (21pol). Fêmeas: ligeiramente menores.
Tenaz, trabalha pesado e com grande sociabilidade. Perspicaz, alerta, receptivo e inteligente. Jamais nervoso ou agressivo.
Orelhas: De textura e tamanho médios, inseridas bem separadas. Portadas eretas ou semieretas e atentas ao menor ruído. Crânio: Razoavelmente largo; occipital não pronunciado. Stop: Bem marcado.
Trufa: Preta, exceto para os exemplares de cor marrom ou chocolate, nos quais pode ser marrom. Nos azuis, a trufa pode ser cor-de-ardósia (acinzentada). Focinho: Afinando para a trufa, moderadamente curto e forte. Dentes e maxilares fortes, com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura. Bochechas: Sem serem cheias ou arredondadas. Olhos: Inseridos bem separados, de formato oval e tamanho médio; de cor marrom, exceto nos “merles”, onde um, ambos os olhos ou apenas parte de um ou de ambos poderá ser azul. Expressão meiga, penetrante, alerta e inteligente.
Elevar ainda mais o nível da criação de Border Collies no Brasil, com eficiência reprodutiva, respeito aos animais e qualidade genética! Criando filhotes de alto padrão e temperamento excelente!