Vamos abordar o border collie de um prisma um pouco diferente, não vamos falar sobre a história da raça ou como eles são inteligentes, ou sobre sua função de pastoreio.
Quero falar sobre como eles se comportam como cães de companhia, afinal é nosso propósito.
Primeiro, o filhote com 2 meses de idade (mínimo para ser liberado) demanda MUITA atenção… é uma criança inteligente com sede de aprender e descobrir coisas novas! Se você não suprir essa necessidade ele vai dar um jeito de ter experiências novas, com suas coisas, sua casa e pode até se machucar! Você vai se surpreender com a rapidez que eles resolvem “problemas” (tipo chegar em cima da mesa), como adoram ficar do seu lado e o principal… conseguem quase falar com os olhos!
Então esteja preparado para destinar grande parte do seu tempo livre para seu filhote ou terceirize essa função, oque acho uma pena porquê é a fase mais divertida e na qual eles mudam muito rápido tanto físicamente quanto comportamentalmente.
Após essa fase quando eles começam a amadurecer e virar adultos, a necessidade de atenção a todo momento diminui… porém eles continuam tendo uma aptidão para exercícios maior do que a maioria das raças! Então apesar do border se adaptar num apartamento saindo 2 vezes por dia para passear… Tenha certeza que quanto mais agitada sua rotima melhor. Seja aprendendo truques, fazendo aulas de agility ou qualquer outro desafio mental/físico, afinal ele continua sendo um cão de trabalho!