O primeiro border collie chegou ao Brasil em 1993, quando um casal foi importado do país de Gales. O responsável pelo início dessa história foi Robert Erwin, e o destino dos cães foi São Paulo!
No ano seguinte, 1994, nasceu a primeira ninhada de border collie no Brasil. Resultado de uma parceria feita entre Robert e Thomas Baungartner, um fazendeiro também de São Paulo, cruzando o casal que foi importado por Robert.
Também em 1994 outros fazendeiros importaram Border Collies, para o Rio grande do Sul e outras regiões de São Paulo.
O Melhor Border Collie de exposição de todos os tempos no Brasil foi o Porter (Best in Border D-Lightful), pertencia a André Maia dono do Canil Best in Border e era apresentado pelo handler Rivaldo Lima. Porter foi o único border collie a conseguir múltiplas colocações de BIS adulto até os dias de hoje e entrar para o Hall da fama (2014) no site Dogshow.
O canil Best in Border foi o melhor criador de border collies do Brasil em 7 anos, 6 consecutivos (2007 a 2012) sendo 2° colocado em 2006 e 2013 e ganhando de novo em 2014. Depois disso pouco se soube sobre oque levou o Best in Border a parar a criação.
Foi um prazer ter iniciado a nossa história nessa época e poder ver o Porter em pista.